Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Oswaldo Goeldi - Luz Noturna

O texto abaixo é o de apresentação da exposição do Oswaldo Goeldi, levada no Centro Cultural da Caixa - Galeria Paulista, no Conjunto Nacional, publicado no site da Veja São Paulo.
A vi numa tarde, após sair de minha primeira consulta de rotina com um urulogista, é, já estava passando da hora, aliviado após saber que tudo está na maior normalidade.
Não sei se por ter naquele momento o estado de espirito leve, não tive a impressão soturna das obras transmitida pelo texto.
Me surpreendi com as cores nas xilogravuras, que trazem vida às cenas, e em algumas obras também a alegria.
Escutei comentários de pessoas que disseram que nunca teriam obras como esta em casa, que estas lhes transmitiam muita angústia. Há sim várias cenas tristes, que incomondam, mas sem agressão.
Esta foi mais uma das belas exposições proporcionadas pela Caixa Cultural.
As imagens a seguir são de obras que estiveram expostas.


"O poeta mineiro Murilo Mendes escreveu em seu poema-homenagem, publicado em 1959, uma frase que parece sintetizar a obra do amigo Oswaldo Goeldi (1895-1961): "Gravas qualquer solidão". Também lembrado em versos de Carlos Drummond de Andrade, o grande gravador carioca ganha uma retrospectiva na Caixa Cultural do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Composta de sessenta trabalhos, Luz Noturna reúne as características mais marcantes da carreira de Goeldi. A solidão evocada por Mendes e a sombra da morte sobressaem em cenários de ruas vazias e becos escuros – influência do expressionismo, movimento com que ele teve contato na adolescência, quando viveu na Suíça. Ladrões, prostitutas, urubus, mendigos e sobretudo pescadores são personagens recorrentes nessas obras. Outra inspiração essencial para seu universo era o escritor russo Fiodor Dostoievski, de quem ilustrou as edições brasileiras de diversos romances. "

Um comentário:

  1. Prezado Macário Campos;

    Agradecemos sua visita a nossa exposição na Galeria Vitrine da Paulista, o espaço cultural da Caixa Economica Federal, bem como suas considerações a respeito da mesma.

    Ao ensejo, convidamos-o a visitar nosso site oficial do Projeto Goeldi: www.oswaldogoeldi.org.br

    Atenciosamente;

    Lani Goeldi
    Curadora e Presidente da AACOG

    ResponderExcluir