Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Roubo no Museu de Arte Moderna de Paris

Começamos o dia com a notícia do roubo ao Museu de Arte Moderna de Paris, de onde foram levadas as pinturas abaixo, obras primas das artes plásticas mundial, que dificilmente serão vendidas.
São peças que de tão famosas, não poderão ser expostas, pois seriam rapidamente recuperadas, voltando ao seu lugar original.
O que leva alguém a cometer tal desatino? Ter em seu poder, para seu próprio e solitário deleite, peças desta magnitude.
Pela beleza das telas, o ladrão deve ter um profundo conhecimento em pintura ou foi um roubo encomendado, que recolheu as melhores peças do museu.
Esperemos o rápido retorno destas maravilhas, que são mais do que do museu, da humanidade.


Sagração da Primavera - Igor Stravinsky - Trecho Final








2 comentários:

  1. Maca,

    É sempre a mesma situação: roubo encomendado para que um milhonário possa, como você disse "para seu próprio e solitário deleite"...

    A gestão de museus e instituições culturais é normalmente feita por profissionais das áreas de manifestação (arquitetos, historiadores da arte, artistas, etc) e não por gestores formados, para saber que por aquele canto ladrões poderiam entrar, por exemplo.

    Esta discussão acontece hoje em todo o mundo e não apenas no Brasil: quem deve gerir uma instituição cultural?

    Veja que este roubo aconteceu em Paris!!!

    Existem hoje pouquíssimos gestores formados que tenham "alma artística" e entendam as questões culturais. É aí que se precisa investir.

    O que falta é formação, e não grana.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Macário, tô chocada! Aliás sempre fico, principalmente sem entender, porque uma pessoa rouba uma tela dessas, tendo em vista que eles não conseguirão vender? também qual o propósito de prender a ARte? A arte é prá ser apreciada, vivida, compartilhada... não entendo, não entendo o propósito desses roubos!

    bjs e ótimo texto!

    ResponderExcluir