Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Leilão na Christie's - 23/06/2010

Li ontem a notícia que em 26 de junho a Christie's fará em Londres um mega leilão com com as obras abaixo.

Escolhi para este comentário uma das músicas do Style Concil que mais gosto, pois mais britânico que do que eles, só o chá das 5, leilões na Christie's e Sotheby's e Fish and Chips.


Shout to the top - The Style Council



O que me chamou a atenção foi a expectativa dos preços de venda, várias dezenas de milhões de dólares.

Então comecei a pensar no porque destes valores e cheguei à conclusão de que os preços estão nesta altura pela falta de boas obras de arte contemporânea.

Há hoje em dia poucos artistas fazendo algo que preste, reproduzo parte do comentário de Mauro Andriole em meu post Aguilar no CCBB ," ...talvez fosse o caso de se assentir com Hegel, admitir a morte da arte, mas, a verdade é que acoisa não é tão simples assim. A questão está mais para a indústria cultural mesmo - Adorno estava certíssimo: primeiro se fará o produto para os medíocres, e depois eles próprios o produzirão."

A imposição de valores por uma pequena parcela de "merchants " torna o mercado de arte contemporânea irreal, portanto os museus e os grandes colecionadores estão concentrando suas aquisições em obras com reconhecida qualidade, elevando seus preços a alturas estratosféricas.

Fui buscar no site da Christie's os "press releases" sobre os quadros 'Nynphéas - 1906' de Monet, Retrato de Angel Fernandez de Soto de Pablo Picasso e o Retrato de Ria Munk III de Gustav Klimt, exibidos abaixo nesta ordem em alta definição, o histórico destas obras e de seus criadores.







3 comentários:

  1. Maca,
    Para alguns bilionários pelo mundo (e são muitos), US 100.000.000,é um valor razoável a se pagar pelo prazer de ter uma obra de arte dessas em sua casa.
    Bjs
    Juca

    ResponderExcluir
  2. macário, acho uma loucura gastar tanto dinheiro, aliás, ter tanto dinheiro... mesmo que seja pra adquirir belíssimas obras. pra quê? deixá-las enclausuradas em casa e privar os demais das delícias dos olhos?

    mas eu vim aqui pra outra coisa: sua copacabana foi a primeira coisa que ouvi nesta manhã de domingo, aqui em copacabana. a voz desse sujeito me deixa com tanta saudade. com certeza esta combina muito mais com meu espírito que as outras. obrigada, viu :)

    um beijo.

    ResponderExcluir