Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A pátria de chuteiras

Nada mais atual do que esta frase de Nelson Rodrigues, em que define a paixão do brasileiro por futebol e principalmente por sua seleção.
Pena só lembrarmos de ser patriotas a cada quatro anos, exatamente durante as copas do mundo.
Nos meus cinquenta anos só lembro de duas ocasiões em que o nosso povo realmente abraçou uma causa, com fervor cívico e o real desejo de mudanças.


Brasil - Cazuza

A primeira vez foi com o movimento Diretas Já!, a favor da aprovação da emenda constitucional do então deputado Dante de Oliveira, que previa a realização das eleições diretas para o sucessor do Gen. Figueiredo, devolvendo assim o poder à sociedade civil. Pena que o clientelismo venceu, derrotando-a em plenário. O que sobrou de bom foi a eleição de Tancredo Neves, nos livrando do desastre de termos Paulo Maluf como o novo presidente.

A outra vez em que abraçamos uma causa foi para tirarmos do poder o então presidente Fernando Collor, envolvido em inúmeras denúncias de corrupção desvios de dinheiro público. O afastamento de Collor só foi possível porque os políticos escutaram o clamor das ruas e perceberam que não poderiam ir contra a vontade popular.

Hoje em dia sinto uma total indiferença e mesmo omissão de nosso povo frente aos graves fatos que nos são apresentados diariamente.
Onde anda nossa indignação e o poder de mobilização que capaz de produzir mudanças?, parece que estamos anestesiados e só saímos da letargia com o futebol.









3 comentários:

  1. Macário que força esse teu texto, heim?!
    Me remete a reflexão de lutas, mas, acredito que acontecem muitas lutas, muitas brigas e muitas greves, mas, são "silenciadas" pelo governo, pelos dominantes, por nossos superiores, por nossos companheiros... precisamos começar a gritar!

    bjs

    ps.: amei a música que você me mandou, linda!

    ResponderExcluir
  2. Isso porque não somos patriotas. Somos torcedores. Não temos um País. Temos um time de futebol.
    Quanto ao Brasil verdadeiro, continua sendo dilapidado pelas quadrilhas que se encastelam no poder e o povo lá, quietinho, calado, só se manifestando quando a Rede Globo manda, como no caso das diretas e do impeachment de Collor (que hoje vive aos abraços e beijos com o nosso Grande Timoneiro atual)

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA MACARIO,EU VIVI TODA A EPOCA PELE,SOU MUITO FELIZ POR ISSO,VIVI COM PELE GRANDES MOMENTOS NA NOSSA AMADA VILA BELMIRO,HOJE ESTAMOS MAIS VIVIDOS E SO PEDIMOS PARA QUE DEUS CONTINUA A NOS DAR SAUDE E BOA CABECA PARA CHEGAR MARAVILHOSAMENTE BEM ATE A RETA FINAL.TE AMO MEU REI PELE

    ResponderExcluir