Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Gerda Brentani - A graça de um século sério

Uma exposição empolgante, de uma artista que vinda do exterior contribuiu em muito para o aprimoramento das artes plásticas brasileiras, tendo convivido com vários dos ícones de sua época.

Apesar da economia de cores são desenhos alegres que muito agradam aos sentidos, instigando nossa curiosidade.

O catálogo desta mostra, além de muito bem ilustrá-la, nos traz informações valiosas sobre Gerda Brentani, elevando nossa admiração por ela.

A música abaixo do zoólogo e músico Paulo Vanzolini, seu parceiro no projeto "Bichos", completa este comentário, iluminando a complexidade de seu trabalho.



Paulo Vanzolini - Tempo e Espaço



Abaixo das imagens, fornecidas pela assessoria de imprensa da Caixa Cultural, o "press-release" dos curadores.




SERIEDADE DO SÉCULO XX RETRATADA COM HUMOR NA CAIXA CULTURAL

Exposição Gerda Brentani - A Graça de um Século Sério traz vida e humor a um período marcado pela seriedade


A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 23 de outubro a 28 de novembro, com entrada franca, a exposição “Gerda Brentani - A Graça de um Século Sério”, que retrata parte da vida e obra da artista italiana radicada no Brasil. A mostra é um panorama do século XX, no Brasil e na Europa, um tempo marcado por imigrações, guerras e inovação.

A graça de um século sério é uma história do trágico século XX figurada pelo olhar enviesado e pelo talento incomum de uma artista, que o viveu quase inteiramente. A história vista por Gerda Brentani é o campo de um olhar estranhamente próximo e distante dos acontecimentos (trágicos ou não) do Brasil, da Europa, de São Paulo, da arte culta, da arte de massas e da arte para crianças. Um século sério que teve a graça de Gerda. Uma artista da “alta” e da “baixa” cultura; da cidade e do salão, do desenho, da tela e da gravura, das imagens com textos e dos textos com imagens. Sem nenhuma afetação intelectualista, Gerda pensava a sério com humor, e tudo ao mesmo tempo.

Em 2010, completa-se 11 anos de sua morte. A mostra traz obras desenvolvidas ao longo de 93 anos de vida, quase um século. A exposição é uma maneira lúdica de tratar de assuntos sérios e densos, pois sua obra permite mostrar, com graça, um século sério. E a partir daí mostrar que nossa relação com o mundo se dá em duas mãos: o mundo nos faz e nós fazemos o mundo.

Vida e Obra

Nascida em Trieste, no norte da Itália, em 1906, formada no centro da alta cultura do Império Austro-húngaro (ao qual a região pertencia à época), Gerda chegou ao Brasil em 1939, passando rapidamente a conviver, por exemplo, com Alfredo Volpi, Ernesto de Fiori, Sérgio Milliet, Arnaldo Pedroso D’Horta, Marcelo Grassmann e Paulo Vanzolini. Após o fim da ditadura Vargas, o Brasil buscava consolidar a democracia e os estrangeiros, tanto os trabalhadores (dentre os quais os artistas), quanto a elite dirigente, procuravam participar desse novo momento.

Gerda se juntou aos imigrantes recém chegados, como Pietro Maria Bardi (que dirigiu o MASP), Ciccilo Matarazzo (um dos fundadores da Companhia de Cinema Vera Cruz, do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Bienal) e os pintores do Grupo Santa Helena. Iniciava, assim, sua participação na vida cultural da cidade, dirigindo por muito tempo o famoso Clubinho dos Artistas Modernos e tomando parte de todas essas novas iniciativas.

Exposição e oficinas

A última mostra coletiva da artista foi realizada em 2004, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com curadoria de Vera D’Horta. Em paralelo à mostra na Caixa Cultural, estão previstas 4 atividades educativas aos domingos: 7, 14, 21 e 28 de novembro. As oficinas serão coordenadas por arte-educadores, e terão atividades para crianças e toda a família. Em 7 de novembro, Leila Garcia contará histórias baseadas na produção literária de Gerda Brentani para crianças. Depois, será a vez de Monique Deheinzelin (neta de Gerda Brentani), que fará oficinas de arte para crianças. A agenda educativa conta ainda com a participação de Adriana Klisys, realizando um “Domingo Lúdico”, baseado na inventividade da obra desta inusitada artista.

Ficha Técnica:

Produção: Fare Arte

Curadoria: Francisco Alambert e Lala Deheinzelin

Informações e entrevistas para a imprensa:

Alvise Migotto

(11) 5102-4396

(11) 8366-0970

amigotto@farearte.com.br

www.gerdabrentani.com.br

Serviço:

Exposição “Gerda Brentani - A Graça de um Século Sério”

Abertura para convidados e imprensa: dia 23/10, às 11h

Visitação: de 23 de outubro a 28 de novembro de 2010

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) – Galeria Neuter Michelon 1º. andar - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP

Informações, agendamento de oficinas e de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário