Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Bandeira de Mello - Retrospecto

Uma mostra espetacular, que apaga e diminui as que estão sendo levadas simultaneamente na Caixa Cultural.

De tal beleza e esplendor, nos tira o fôlego, fazendo com que percamos a noção do tempo.

As obras apresentadas são de um artista que se preocupa e se dedica ao rigor técnico em sua execução, nota-se que estudou muito e assim nos proporciona momentos êxtase e encantamento.

Além dos estudos de murais e telas, são apresentados também vários desenhos a grafite, estupendos tanto nas cenas mostradas, como na riqueza dos detalhes, beirando a perfeição.

Que satisfação conhecer estas maravilhas, e poder escutar do próprio artista um pouco de seu processo de criação.

É possível percebermos várias de suas influências, que alegram muito mais esta descoberta.

A primeira imagem abaixo me lembrou esta música do Chico, escolhida para acompanhar este comentário.



Funeral de um lavrador - Chico Buarque

Abaixo das imagens fornecidas pela assessoria de imprensa da Caixa Cultural, o "press-release" dos curadores.








CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA BANDEIRA DE MELLO, RETROSPECTO

“…Navego e trago dentro de mim, como num porão cheio de lembranças amontoadas no decurso dos tempos, já com a linha de flutuação submersa, o registro de minhas relações com todos os lugares onde vivi, com paisagens percorridas ou imaginadas, vistas em um relance fugaz em viagens hipotéticas ou não e mais com as idéias lidas ou ouvidas nas esquinas da vida, ponto de encontro dos que se movem…”

Lydio Bandeira de Mello

Obras de um dos maiores ícones da pintura moderna brasileira, Bandeira de Mello, poderão ser apreciadas na CAIXA Cultural São Paulo, na Sé, centro da capital, a partir do próximo dia 04 de dezembro, na exposição “Bandeira de Mello, Retrospecto”, com entrada franca e livre para todas as idades.

A mostra reúne cerca de 65 obras, entre pinturas, desenhos, estudos e projetos, uma cronologia ilustrada do artista, assim como a exibição de um filme produzido pela Sambacine, um depoimento do próprio artista sobre sua vida e obra.

Parte das peças selecionadas para a mostra é inédita, provenientes do acervo pessoal do artista e foram restauradas especialmente para a mostra, trazendo novas e preciosas informações acerca de seu processo criativo e sua produção artística.

A mostra se caracteriza pela singularidade de sua proposta, unindo tanto a parte artística de Bandeira de Mello quanto o seu lado humano, que poucos pesquisadores, admiradores e estudantes da arte conhecem.

O artista reforça ainda que o cunho desta mostra é expor o lado sentimental do homem, o lado verdadeiro e sem fachadas, sem máscaras, descortinado através de sua obra.

A exposição que ocupa toda a Galeria Pedro II da CAIXA Cultural São Paulo apresenta obras de Bandeira de Mello reunidas a partir de coleções públicas e particulares. O estudo da pintura acadêmica foi determinante para o artista. Não por acaso ele se especializou no retrato e seu trabalho guarda evidentes referências à tradição do ícone. Dono de um métier dos mais vigorosos, sua obra consagrou-se pela riqueza de detalhes, pela técnica rigorosa, pelo equilíbrio das cores e, sobretudo, pela sua extraordinária capacidade de trabalho, de forma humilde, incessante e infatigável. Menos conhecida, mas de igual qualidade, são seus desenhos em grafite, seus nus femininos e aquarelas.

A partir da consultoria do próprio artista, que realizou a concepção e linha curatorial da exposição junto com o artista-produtor Anderson Eleotério, a mostra apresenta um panorama de sua produção artística, aproveitando como identidade visual gráfica os dois murais/painéis instalados no mezanino da CAIXA Cultural RJ, cada um com 33 metros de largura e pintados em têmpera sobre madeira. Eles retratam o cotidiano da vida, a relação do homem com a terra, a pesca, uma partida de futebol, o trabalho e o amor.

A exposição reúne diferentes temas recorrentes na obra do artista. São pinturas e desenhos em médio e grande formatos que retratam nus femininos, cenas do cotidiano, animais, pinturas religiosas, paisagens, o sertão, camponeses e retratos, além de estudos para a construção de afrescos e painéis, em especial o da CAIXA. As obras da exposição estarão montadas a partir da reunião de grupos temáticos de sua produção, como Camponeses, Religiosos, Retratos, etc. Complementando a exposição, será realizada somente para convidados, no mesmo dia da abertura, sábado, 04 de dezembro, uma visita guiada pelo artista, às 11 horas, na Galeria Pedro II.

A produção da mostra está a cargo de Anderson Eleotério e Izabel Ferreira e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal. O design de montagem utilizará recursos de cor, som e iluminação para acentuar as características dos trabalhos num clima lúdico e intenso. A trilha sonora reunirá músicas de jazz e blues, selecionadas especialmente pelo artista, procurando remeter os visitantes ao clima do seu ateliê, quando está trabalhando.

Sobre o artista

Nascido em 1929, o premiado artista é considerado um dos mestres da Pintura no Brasil e influencia até hoje uma geração de novos talentos. O artista, professor de grandes acadêmicos da literatura e das artes, é considerado um eterno mestre.Toda esta reverência e convivência com os mais jovens, entretanto, serviram para que ele a cada dia valorizasse o interior dos seres humanos simples e excluídos da sociedade, e que dentro de seu contexto ambíguo merecem o mesmo respeito e dignidade dos intelectuais e poderosos.

Levando em consideração sua produção artística, rica em referências pictóricas, a exposição apresentada pretende a preservação da memória artística, tanto quanto a garantia da formação de opinião consciente, tendo como objetivo geral a divulgação da arte e produção artística brasileira, bem como o registro da associação entre a CAIXA e a Arte Brasileira.

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO E CONSULTORIA Lydio Bandeira de Mello

COORDENAÇÃO GERAL Anderson Eleotério

PRODUÇÃO Izabel Ferreira

PROGRAMAÇÃO VISUAL leobug.com

MUSEOLOGIA Thereza Kuhnert

DESIGN DE MONTAGEM OBRAS Anderson Eleotério

RESTAURO E CONSERVAÇÃO Atelier Marylka Mendes | RG.Conservação e Restauração

VIDEOS Sambacine | Allan Ribeiro | Fernanda Rocha Miranda

FOTOS Renan Cepeda

FOTOGRAFIAS CRONOLOGIA Acervo do artista

REVISÃO DE TEXTO Rosalina Gouveia

COMUNICAÇÃO DO ARTISTA Press Mais - Sylvia Machado

SEGURO ACE Seguros - Pro Affinite

PRODUÇÃO GRÁFICA Raquel Silva

MOLDURAS Isonete Porto Molduras

TRANSPORTE Art Quality

ESTAGIÁRIAS Maria Amorim e Ingrid Benvegnu

PRODUÇÃO LOCAL Carolina Barmell

PRODUÇÃO EXECUTIVA LG Produções Culturais Ltda.

PATROCÍNIO Caixa Econômica Federal

SERVIÇO:

Exposição BANDEIRA DE MELLO, RETROSPECTO

Abertura para convidados e imprensa – visita guiada com o artista: dia 04 de dezembro de 2010, às 11h

Visitação: de 04 de dezembro de 2010 a 16 de janeiro de 2011

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Pedro II - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP

Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Contato da produção:

LG Produções Culturais Ltda.

Anderson Eleotério
(21) 9716-7116
www.lgproducoes.andersoneleoterio.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário