Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O Homem da Sucursal / Caxangá

Esta é uma música de Milton Nascimento que sofreu duas transformações, a primeira gravação no disco de 1970, chamava-se "O Homem da Sucursal" e contava as agruras e mazelas do cotidiano de um homem que ainda tinha a lembrança e a esperança de dias melhores, olhando a vida ainda com certa doçura.

A segunda versão chamada "Escravos de Jó" foi gravada no disco Milagre dos Peixes, que teve a maioria de suas letras censuradas, sendo quase todo instrumental.

A terceira, e definitiva versão é "Caxangá", que é "Escravos de Jó" com uma modificação insignificante, dada a Elis Regina, que a gravou, passando assim pelo crivo de Dna. Solange.

Esta letra prega a inversão de papéis entre o empregado e o patrão, com um profundo sentimento de reivindicação social.

Aprendi sobre esta e outras histórias de Milton Nascimento em uma deliciosa entrevista feita pelo jornalista Danilo Nuha em Tóquio no dia 25/04/2007.

Abaixo charge de Fernandes que mostra bem a ansiedade que que nos envolve nesta época de consumismo exacerbado.


Espero que tenham paciência e escutem primeiro a gravação seminal, e só depois vejam o vídeo de Elis e Milton em Caxangá.

Abaixo do vídeo, as letras, lado a lado, para comparação, que além da linda melodia, só preservou dois versos.




O Homem da Sucursal - Milton Nascimento


Caxangá - Elis Regina & Milton Nascimento


2 comentários:

  1. O Homem da Sucursal não estava no LP de 1970.
    Foi incluída como faixa bônus versão em CD do disco.

    ResponderExcluir