Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

LOUISE BOURGEOIS: O RETORNO DO DESEJO PROIBIDO

Fui a esta exposição sem saber direito o que esperar, pois a única informação sobre Louise Bergeois que tinha é a escultura "Aranha" que está no MAM se São Paulo.

E está é uma obra que me incomoda, não consigo ainda definir o porque.

Mas tive uma grata surpresa, pois esta grande exposição nos permite conhecer vários aspectos de sua produção e seus múltiplos suportes e materiais.

Devido a sua longevidade, conviveu com vários expoentes das artes, tendo sido influenciada e influenciado vários deles.

Um ótimo passeio que nos faz parar e pensar, refletir e apreciar as obras ali exibidas.





Abaixo das imagens o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do Instituto Tomie Ohtake.


A ALIMENTAÇÃO, 2007, Guache sobre papel,60 x 45.7 cm

Casal IV, 1997, Tecido, couro, aço inox e plástico, 50.8 x 165.1 x 77.5 cm, Madeira e vidro Victorian vitrine 182.9 x 208.3 x 109.2 cm

A DESTRUIÇÃO DO PAI, 1974, Gesso, látex, madeira, tecido e luz vermelha, 93 58 x 142 58 x 97 78; 237.8 x 362.2 x 248.6 cm

Arco da Histeria, 1993, Bronze, pátina polida, peça suspensa, 83.8 x 101.6 x 58.4 cm

ESTUDO DA NATUREZA, 1984-2002, Borracha azul, 76.2 x 48.3 x 38.1 cm, Stainless steel base 104.1 x 55.2 x 55.2 cm

REJEIÇÃO, 2001, Tecido, aço e chumbo, 63.5 x 33 x 30.5 cm, Aluminum and glass vitrine 185.4 x 68.5 x 68.5 cm

ARTE COMO GARANTIA DE SANIDADE, 2000, Caneta em papel rosa, 11 x 8 12; 27.9 x 21.5 cm



LOUISE BOURGEOIS: O RETORNO DO DESEJO PROIBIDO

Abertura da Exposição: 07 de julho, às 20h – até 28 de agosto de 2011


Mesa Redonda, com o curador Philip Larratt-Smith, Eliane Robert Moraes e Cecília Almeida Salles (08 de julho), além de espetáculo de Denise Stoklos (23 e 24 de julho) completam a programação


A primeira grande individual de um dos mais emblemáticos nomes da arte no século XX chega à America do Sul por meio do Instituto Tomie Ohtake, responsável pela itinerância desta mostra, já realizada na Fundação Proa, em Buenos Aires (19/5 a 19/6 de 2011). Agora Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido chega a São Paulo, com um número ainda maior de trabalhos. A exposição, que depois seguirá para o MAM – Rio de Janeiro, reúne um total de 112 obras – desenhos, objetos, pinturas, esculturas e instalações –, concebidas de 1942 a 2009. O conjunto constrói um amplo panorama da produção da artista franco-americana, nascida em Paris em 1911 e falecida recentemente (31 de maio de 2010), aos 98 anos, em Nova York

Com curadoria de Philip Larratt-Smith, organização do Studio Louise Bourgeois (Nova York) e realização do Instituto Tomie Ohtake, a mostra vincula a obra de Bourgeois a alguns dos conceitos mais importantes da psicanálise. A partir de mais de 1.000 folhas de papel, entre correspondências e escritos da artista, de 2004 e 2010, o curador investiga o legado psicanalítico em sua obra, na qual ela compartilha parte de traumas e desejos de cura. Este arquivo inédito, que detalha a relação de Bourgeois com o mundo exterior, confirma a centralidade da memória em seu processo criativo.

Composto de notas, registros de sonhos e anotações para esculturas, este repositório de textos, escritos no período em que a artista fez psicanálise, complementa os diários que manteve durante toda a vida. Segundo Larratt-Smith, os trabalhos de Bourgeois são formas que ela encontra para relacionar equivalentes plásticos a estados psicológicos. “Todas as obras foram escolhidas para destacar a persistente presença da psicanálise como força inspiradora e espaço de exploração em sua vida e obra”, diz o curador.

Imaginário autobiográfico, fantasmas do pai, ecos da infância, o ser mãe, a histeria, gênero e representação fálica, o fisiológico, a dimensão onírica e o inconsciente estão presentes em seus trabalhos que ativam um vocabulário ancorado em episódios de sua biografia, mas podem ressoar no corpo e na memória de qualquer espectador. Segundo Philip Larratt-Smith, os surrealistas encontraram uma via de acesso ao imaginário do sonho enquanto a espontaneidade do gesto dos expressionistas abstratos está ligada ao inconsciente, mas a arte de Bourgeois permite compreender de modo privilegiado a conexão entre o processo criativo e sua função catártica.

O curador destaca que, para Bourgeois, o artista, privado de poder na vida cotidiana, tem o dom da sublimação e se torna, portanto, onipotente durante o ato criativo, mas é também uma espécie de atormentado Sísifo, condenado a repetir o trauma infinitamente através da produção artística. Portanto, continua o curador, o processo criativo é assim uma forma de exorcismo, um modo de moderar as tensões e a agressão, um ato de catarse, além de ser, como a psicanálise, uma fonte de conhecimento. Ou ainda, como dizia a artista, “a arte é garantia de sanidade”.


Catálogo

LOUISE BOURGEOIS: O RETORNO DO DESEJO PROIBIDO


Por ocasião da exposição, será lançado pelo Instituto Tomie Ohtake em conjunto com Louise Bourgeois Studio um catálogo, com 480 páginas, em dois volumes, em um dos quais pela primeira vez se publica uma série de textos inéditos de Louise Bourgeois, sob a rigorosa seleção de Phillip Larratt-Smith. Estes escritos, amplamente citados, porém nunca antes reproduzidos, ilustram o pensamento da artista e seu vínculo com o processo psicanalítico. No outro volume está reunido o pensamento de destacados ensaístas e conhecedores da obra de Bourgeois, como o próprio curador, Donald Kuspit, Paul Verhaeghe e Julie de Ganck, entre outros, enriquecendo o viés psicanalítico que a exposição propõe (preço R$99,00).


Mesa Redonda

LOUISE BOURGEOIS: O RETORNO DO DESEJO PROIBIDO

08 de julho, às 19h (grátis)

Participação de Philip Larratt-Smith, Eliane Robert Moraes e Cecília de Almeida Salles

Philip Larratt-Smith é curador independente e escritor radicado em Nova York. Entre seus projetos anteriores estão “Larry Clark” (Fototeca de Cuba, Havana, Cuba, 2011); “Joan Mitchell” (Inverleith House, Edimburgo, Escócia, 2010); “Andy Warhol, Mr. America,” (Banco de la República, Bogotá, Colombia; Malba – Fundación Costantini, Buenos Aires, Argentina; e Pinacoteca de São Paulo, Brasil, 2009 – 2010); e “Louise Bourgeois: Uno y Otros,” (Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam, Havana, Cuba, 2005). Já escreveu sobre artistas como Jenny Holzer, Milton Resnick, e Roni Horn. Nascido em Toronto, no Canadá, Larrat-Smith formou-se em literatura latina e grega, e em filosofia, na Universidade de Harvard, em 2003. No momento está preparando o volume completo dos escritos psicanalíticos de Bourgeois para publicação.

Eliane Robert Moraes é pesquisadora das relações entre literatura e erotismo, professora de Literatura Brasileira na FFLCH da Universidade de São Paulo (USP), e pesquisadora do CNPQ. Atua ainda como crítica literária, colaborando em jornais e revistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Entre suas publicações destacam-se diversos ensaios sobre o imaginário erótico nas artes e na literatura, e a tradução da História do Olho de Georges Bataille (Cosac & Naify, 2003). Publicou, dentre outros, os livros: Sade - A felicidade libertina (Imago, 1994), O Corpo impossível – A decomposição da figura humana, de Lautréamont a Bataille (Iluminuras/Fapesp, 2002), além de Lições de Sade – Ensaios sobre a imaginação libertina (Iluminuras, 2006).


Cecília Almeida Salles é mestre e doutora em Lingüística Aplicada e professora titular do Curso de Graduação Arte: História, Crítica e Curadoria e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, onde coordena também o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. É autora dos livros Gesto Inacabado (1998), Crítica Genética (2008) e Redes da Criação (2006), no qual ela analisa o processo de trabalho de vários artistas, entre os quais o de Louise Bourgeois.


Espetáculo de Denise Stoklos

LOUISE BOURGEOIS – FAÇO, DESFAÇO, REFAÇO

23 e 24 de julho, às 20h

Ingressos (grátis) devem ser retirados no Instituto Tomie Ohtake, de 12 a 22 de julho. O lugar estará garantido até 15 minutos antes da apresentação (150 lugares). Informações fone: 11.2245-1900.

Louise Bourgeois – Faço, Desfaço, Refaço de Denise Stoklos, antes de vir ao Brasil, em 2005, estreou no Teatro La Mama em NY, em fevereiro de 2000. Agora, por ocasião da exposição de Louise Bourgeois no Instituto Tomie Ohtake, a artista brasileira retoma especialmente o espetáculo em duas seções. Stoklos conviveu com Louise Bourgeois durante dois anos, quando pôde apreciar a sua relação com o crítico brasileiro Paulo Herkenhoff e com Jerry Gorovoy seu então assistente. “Vi cenas de convivências entre eles, de raríssimo esplendor”, afirma Stoklos. Foi através da fotógrafa australiana que ela conheceu os escritos de Louise Bourgeois que a levaram a querer incorporar a artista franco-americana. Depois, segundo Stoklos, o apoio de Herkenhoff foi essencial para tornar possível a realização do trabalho. “Tracey me apresenta, por viés, o monstro sagrado e Paulo convence, por voz ativa, a amiga a conceder em participar do empreendimento: montar uma peça com textos dela, eu “sendo” ela e com cenário de sua autoria”. Segundo a artista brasileira o seu processo, contudo, não é se disfarçar de Louise para usar o palco. “Uso textos dela que entendo que entendi e assim os apresento”, declara.

Ficha Técnica: Concepção, Tradução e Adaptação do texto, Dramaturgia, Direção, Coreografia, Figurino, Iluminação e Atuação: Denise Stoklos. Texto, cenário e música: Louise Bourgeois. Curadores (New York): Jerry Gorovoy e Paulo Hernkenhoff. Assistência de direção (New York): Wilson Lória. Fotografia, ambientação cênica, vídeo (NY. e Brasil): Thais Stoklos Kignel. Música especial: rap “OTTE” composto e interpretado por Louise Bourgeois com música de Satch Hoyt e Raimuntcho Matta. Iluminação: Marcel Gilber Assistência de direção (Brasil) e Produção: Patrícia Torres.


Exposição: LOUISE BOURGEOIS: O RETORNO DO DESEJO PROIBIDO

Abertura 07 de julho, às 20h (para convidados):

De 08 de julho a 28 de agosto, terça a domingo das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP Fone: 11.2245-1900

Informações à Imprensa

Marcy Junqueira – Pool de Comunicação

Contato: Martim Pelisson / Fone: 11.3032-1599

marcy@pooldecomunicacao.com.br / martim@pooldecomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário