Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Hercules Barsotti – Além do Olhar

Essa é uma mostra que é magnífica em vários sentidos.

A começar pelo material gráfico fornecido à imprensa, do convite ao catálogo, passando pelo folder da exposição e o "press-release".

Estou acostumado com o alto padrão dos catálogos da Caixa Cultural, mas esse se sobressai, impresso em braile e com as gravuras em relevo, imagino que foram feitas por silk-screen, conferem volume e textura às imagens.

As obras expostas são amplamente conhecidas de um artista mais do que consagrado, e como são agradáveis de se ver.

Com o objetivo de trazer aos deficientes visuais o contato com as obras de um grande mestre das artes plásticas brasileiras, apresenta uma representação tri dimensional das imagens, hora feitas com a sobreposição de chapas acrílicas, dispostas exatamente como as das gravuras, ou feitas através impressão em verniz com variáveis texturas que provem a sensação tátil espacial dos arranjos das figuras.


Que felicidade termos quase na sequência exposições de dois dos expoentes da arte concreta brasileira, Luiz Sacilotto e essa, esses dois que já estiveram juntos em um grande evento na BMF-Bovespa.


Aruanda - Milton Banana Trio

Contrariando o padrão que impus aos comentários, mostro a seguir 10 imagens das obras em exposição, fornecidas, junto com o "press-release", pela assessoria de imprensa da Caixa Cultural.













ALÉM DO OLHAR PROMOVE EXPERIÊNCIA TÁTIL NA CAIXA CULTURAL SP

Exposição traz versões tridimensionais que poderão ser apreciadas pelo toque

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 21 de julho a 23 de setembro, a exposição “Hercules Barsotti – Além do Olhar”. A mostra exibe 30 serigrafias do artista neoconcretista, onde cada obra será acompanhada de sua representação em material tátil. Durante a visitação, as criações de Barsotti poderão ser apreciada por pessoas que enxergam ou não, proporcionando ao público uma experiência tátil. A exposição tem curadoria de Cláudia Lopes e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. A exibição estárá aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada gratuita.
“Além do Olhar” apresenta como diferencial a oportunidade para que portadores de deficiência visual possam sentir a obra de arte pelo toque. Os visitantes serão conduzidos pela galeria por monitores treinados que vão orientar o toque nas reproduções tridimensionais, de modo a perceber as obras. Também estarão disponíveis aparelhos com a áudio-descrição de toda a exposição, com planta em relevo do espaço expositivo. A sinalização será feita com piso tátil desde a entrada da CAIXA Cultural São Paulo.
A seleção das obras para a exposição foi baseada na experiência pictórica do artista, e também na pesquisa da forma e da cor que o consagrou na arte brasileira. A mostra permite uma reflexão sobre linguagens e a questão do olhar, tanto no ato de enxergar quanto nos diversos modos de interpretar as peças. “Alguém que enxerga, muitas vezes passa por objetos, formas e cores sem parar para sentir, de fato, sem perceber ao que se reporta a escultura ou a pintura. Nossa proposta é que o espectador permaneça um tempo maior na sala de exposição, que sua visita seja de fato uma nova experiência, e que nessa experimentação seja ampliada sua percepção”, afirma Cláudia Lopes.
O catálogo da mostra é gratuito e apresentará reproduções das obras expostas em imagens com relevo. O impresso contará também com textos do crítico de arte, Enock Sacramento, e da consultora de acessibilidade, Viviane Sarraf. O conteúdo terá impressão tradicional e versão em braille.
Sobre o artista:
Hércules Barsotti nasceu em São Paulo, em 1914, e faleceu na mesma cidade, em 2010. Desenhista, pintor e programador visual, Barsotti iniciou sua formação artística em 1932, sob orientação de Enrico Vio. Nos anos 1950, tornou-se desenhista têxtil, criando, em 1954, juntamente com Willys de Castro, um estúdio de projetos gráficos na capital paulista. Em 1958, viajou para a Europa onde entrou em contato com Max Bill, responsável pela irrupção do concretismo no Brasil. Integrou, a partir de 1960, o Grupo NeoConcreto, liderado pelo crítico Ferreira. Entre 1963 e 1965, participou do Grupo Novas Tendências, que tentou reagrupar os artistas de tendência geométrica em São Paulo. Em 2004, o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou uma abrangente retrospectiva do artista, enfatizando sua contribuição à arte brasileira do século XX.
SERVIÇO:
Exposição “Hercules Barsotti – Além do Olhar”
Abertura para convidados e imprensa: 21 de julho, às 11h.
Visitação: de 21 de julho a 23 de setembro de 2012.
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP).
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas:
(11) 3321-4400 ou pela caixa postal agendamento.sp@gentearteira.com
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária:
livre
Produção:
Arte Impressa
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Palestra sobre Museus Acessíveis: 31 de julho de 2012 às 19h30.

2 comentários:

  1. Gostei!
    Principalmente pela inclusão dos deficientes da visão.
    Abraços,
    Maria Lydia

    ResponderExcluir