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quarta-feira, 18 de julho de 2012

Luz, cedro e pedra – Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola

Essa é uma grande oportunidade de termos contato muito próximo com as obras do Aleijadinho, onde podemos perceber detalhes que nos escapariam em uma visita aos sítios onde estão expostas.

O IMS nos apresenta uma exposição de imagens feitas por Horácio Copolla em 1945 das obras do escultor que é considerado uns dos maiores de todos os tempos.

É magnífico perceber toda a sofisticação dos detalhes anatômicos e as expressões das figuras retratadas, veias, tendões, rictos, expressões de angustia, dor e êxtase, que perderíamos numa visita comum às obras. Todas elas captadas pelas lentes e pelos filmes em preto e branco do artista.

Nesta exposição ganhamos dois presentes, as fotos e os pequenos, mas importantes detalhes de um tesouro nacional.




Clube da Esquina - Milton Nascimento


Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do IMS.










Fotografias que Horacio Coppola fez das esculturas de Aleijadinho serão exibidas no IMS-SP
Morto no mês passado, Coppola é um dos grandes nomes da fotografia argentina


O Instituto Moreira Salles de São Paulo abre em 17 de julho (terça-feira), às 19h30, a exposição Luz, cedro e pedra – Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola, com 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino em 1945, nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto. A mostra tem curadoria de Luciano Migliaccio, professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU/USP.
Horacio Coppola (1906-2012) é figura central da fotografia latino-americana do século xx. Sua vocação artística manifestou-se já no final da década de 1920, quando presidiu o primeiro cineclube argentino. Em 1930, pu­blicou duas fotografias na primeira edição do Evaristo Carriego de Jorge Luis Borges, e, em 1931, estampou um ensaio fotográfico na revista Sur. Nesses mesmos anos, fez a primeira de suas viagens de formação, rumo à Europa, de onde retornou com sua primeira câmera Leica. Coppola complementa­ria seus estudos de fotografia com duas outras viagens: em 1932-1933, à Alemanha, quando frequentou os cursos de Walter Peterhans na Bauhaus e colaborou com as fotó­grafas Ellen Auerbach e Grete Stern; e, em 1934-1935, a Paris e a Londres, onde se casou com Stern.
Foi nos anos de formação que surgiu o gosto pela escultura pré-moderna e mesmo arcaica. Esse espírito de redescoberta certamente motivou mais uma de suas viagens, desta feita a Minas Gerais, em 1945, em busca da obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), compreendido por Coppola como artista integral, isto é, arquiteto, escultor e “ornamentista sacro”. As referências que podem ter levado Coppola ao artista mineiro naquela época vão de artigos dos poetas Jules Supervielle e Ramón Gómez de la Serna, respectivamente em 1931 e 1944, ao livro do brasileiro Newton Freitas, El Aleijadinho, publicado tam­bém em 1944 na Argentina.
Para o curador Luciano Migliaccio, fotografar esculturas é uma questão de pontos de vista, sobretudo quando se trata das esculturas de Aleijadinho, que sempre foram parte de um grandioso teatro religioso. “Coppola compreendeu muito bem o caráter decorativo intrínseco à poética do escultor brasileiro”, explica.
Horacio Coppola voltou para Buenos Aires com um rico acervo de ima­gens que, dez anos mais tarde, expôs nos salões da asso­ciação Amigos del Libro e publicou no livro Esculturas de Antonio Francisco Lisboa O Aleijadinho (Buenos Aires: Ediciones de La Llanura, 1955). Em 2007, mesmo ano em que inaugurou a exposição Horacio Coppola — Visões de Buenos Aires, o Instituto Moreira Salles incorporou a suas coleções 150 dessas imagens.
Catálogo da exposição
ISBN: 978-85-86707-83-4
Formato: 16,5 x 24 cm
Nº de páginas: 56
R$ a definir
SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO: Luz, cedro e pedra – Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola
Abertura: 17 de julho de 2012, às 19h30
Exposição: de 18 de julho a 11 de novembro 2012
De terça a sexta, das 13h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Entrada franca
Classificação livre
Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560
Nathalia Pazini
Instituto Moreira Salles
11 3371-4490

2 comentários:

  1. Adorei!
    As fotografias são preciosidade. Parece que estamos vendo in loco!
    Abraços,
    Maria Lydia

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  2. Interessante o cuidado com os detalhes!
    Impressionante!

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