Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

MARINGELLI, PERCURSO GRÁFICO

Mais uma bela mostra da Caixa Cultural, com desenhos e gravuras de Francisco Maringelli, nos mostra várias vertentes de seu trabalho, com peças que chamam a atenção e nos fazem pensar.

O artista consegue mostrar sua angustia, sem que a incorporemos, mantém-nos como observadores, sem que façamos parte do drama.

Notei algumas influências, como de Lucian Freud e mesmo de Oswaldo Goeldi em alguns desenhos ou gravuras, desse que já é um artista consagrado.




Tempo - Lucio Dalla


Abaixo das imagens, o "press-release" fornecidos pela assessoria de imprensa da Caixa Cultural.









A MOSTRA ‘MARINGELLI, PERCURSO GRÁFICO’ ACONTECE NA CAIXA CULTURAL SÃO PAULO
Essa produção gráfica de Francisco Maringelli é resultado de 30 anos de trabalho
Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a Caixa Cultural da São Paulo (Sé) inaugura no dia 26 de maio de 2012, a exposição Maringelli – Percurso Gráfico. A mostra apresenta um conjunto de cerca de 70 obras entre desenhos, gravuras e objetos e conta com a curadoria de Luiz Armando Bagolin, integrante do corpo docente do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Trata-se da mais significativa exposição individual de seus mais de 30 anos de trabalho tendo como foco a produção gráfica, incluindo-se a pintura, sua primeira predileção artística no início da carreira.
Um destaque inovador na expografia desta mostra, em relação às anteriores, é a seleção de objetos do ateliê do artista que estarão expostos, aqui representados pelas figuras de dois manequins de lojas de vestuário. A alusão ao processo criativo tem sido uma constante no debate que cerca a arte contemporânea e nesse sentido a exibição pública destes objetos nos traz um pouco dessa faceta. O deslocamento destes itens das prateleiras escondidas do ateliê para um posto nobre no salão de exposições oferece ao público uma pequena amostra da atmosfera que permeia o habitat do artista.
A mostra apresenta ainda uma escultura inédita produzida nos anos 80. A pesquisa no campo tridimensional é desconhecida do grande público, e o Coelho, gesso ora apresentado, se impõe no espaço com sua presença de forte apelo dramático. Esta obra se torna ainda mais emblemática na medida em que estabelece diálogo com diversas obras gráficas presentes na exposição, sem, contudo perder sua autonomia e majestade.
O público terá a oportunidade de ver reunidas obras cuidadosamente selecionadas que perpassam pelos vários temas que lhes são mais caros: reminiscências do imaginário da paisagem paulistana, brinquedos e manequins antigos, esculturas de gesso realizadas nos anos 80, ossos, embalagens e recipientes descartáveis, roupas, mobílias, seus animais de estimação, esboços feitos na rua. Estes objetos inseridos no ateliê e os demais espaços da casa funcionam como cenários nos quais o artista se insere e atua. São eles que convidam o público a um passeio pelas suas inquietações e percursos.
O percurso iniciado em 1979 permite avaliar as mudanças surgidas no âmbito da fatura gráfica, da escala explorada em mini-gravuras e murais.
A cor desde sempre esteve presente na produção gráfica, em paralelo com o preto e branco, alimentada pelo exercício da pintura. No tocante aos temas persiste a inquietação de revelar novas interpretações de situações e de objetos, anteriormente abordadas, e a busca de outras visadas que possibilitem a abertura do temário que possa desvelar um pouco mais das relações intrincadas geradas na atualidade neste mundo em trânsito dos indivíduos, seus objetos de troca e a disputa de uma supremacia evidenciada na arena das disputas simbólicas.
A exposição Maringelli – Percurso Gráfico foi selecionada pelo edital de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural 2011, e ficará em cartaz até o dia 29 de julho de 2012.
SOBRE O ARTISTA
Vive e trabalha em São Paulo.
Francisco Maringelli é um dos principais expoentes da gravura contemporânea do país. Realizou inúmeras mostras individuais e mais de coletivas, no Brasil e no exterior.
Em 2012 lançou o livro Francisco Maringelli, vigésimo volume da Coleção Artistas da USP, publicada pela Edusp – Editora da Universidade de São Paulo.
Recebeu a Bolsa Vitae de Artes Visuais no ano de 1994, para a produção do projeto “Grandes formatos na Gravura em Relevo”, exposta em 1995 no Programa de Exposições Centro Cultural São Paulo e no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (PR). Realizou a exposição individual No Olho da Rua, Gravura Brasileira, São Paulo (SP).
SERVIÇO
Exposição: Maringelli – Percurso Gráfico
Abertura com visita guiada pelo artista e pelo curador: 26 de maio de 2012 – 11h
Visitação: de 26 de maio a 29 de julho de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: Franca
Recomendação etária: Livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Um comentário: