Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Poética Relacional - Galeria Jaqueline Martins

Uma boa exposição que tenta criar paralelos entre obras e artistas consagrados nos anos 70 com e novos talentos, ainda em fase de reconhecimento.

Com uma montagem interessante, onde o lindo espaço expositivo é usado para uma distribuição harmônica das diversas fases e temas.

Há nesta mostra uma obra, da qual farei um post separado, logo a seguir, do artista Edwin Sanches, que me chocou .


É uma boa oportunidade de conhecer alguns dos artistas do elenco da galeria.


Escolhi uma música de Walter Franco, um grande músico experimental dos anos 70, que bem representa a efervescência daquela época.


Walter Franco - Xaxados e Perdidos

Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela diretoria da Galeria.













A mostra “Poética Relacional ” discute práticas artísticas experimentais e estabelece paralelos da recente história da arte contemporânea brasileira e sul americana.


A Galeria Jaqueline Martins apresenta a partir de 30.06.12, das 12h às 17h a exposição “Poética Relacional”, com obras que visam estabelecer relações entre a politizada arte conceitual dos anos 1970 com a recente produção experimental. A mostra é composta por obras dos artistas Hudnilson Jr., Genilson Soares, Adriana Aranha, Laura Andreato e do colombiano Edwin Sanches. A mostra, que fica em cartaz até 28.07.12 conta com texto do crtítico e curador Fernando Oliva.

‘’Poética Relacional” coloca o público em contato direto com práticas artísticas experimentais que, dentro de um senso crítico e compromisso, gera reflexões e questionamentos da noção de obra de arte arraigada na cultura ocidental. Os trabalhos apresentados usam a fotografia, o xerox e o vídeo como documento de ações e processos para reivindicar seu lugar de objeto de arte e, sua posição no mercado de arte.

Genilson Soares exibe registros fotográficos de perfomances e ações produzidas para a Bienal Internacional de São Paulo (1973 e 1977) .

Hudinilson Jr. exibe uma sequência de cinco imagens de performance realizada em 1982, na exposição Arte Xerox Brasil, dentro da Pinacoteca do Estado de São Paulo. As fotografias exibem um ato sexual entre o artista e uma máquina de Xerox.

No ambiente construído intitulado “Varanda”, a artista Laura Andreato explora a relação da obra com o espaço, inserindo o ponto de vista e o corpo do espectador no interior do trabalho.
A obra “Desvios Cotidianos”, da artista Adriana Aranha relaciona o modo pelo qual uma ação se transforma em objeto de arte. A obra nos coloca a refletir sobre o sentido do sentido e seus paradoxos.

Edwin Sánchez traz uma instalação fotográfica incisiva e provocadora, que nos coloca diante das recentes e violentas lutas da Colômbia, seu país de origem. A instalação ''Insercion en Circuito Ideologico'' apresenta imagens de uma arma adquirida no mercado negro, que recebe intervenções escritas do artista e volta para sua origem.

A galeria Galeria Jaqueline Martins, aberta em 2011, representa artistas emergentes e artistas da recente história da arte brasileira dando destaque para a politizada arte conceitual dos anos 70, como  Daniel Nogueira, Genilson Soares, Dudu Santos, Nara Amelia, Ronaldo Aguiar, Azeite de Leos ,Alex Vallauri,Marcelo Amorim e Edwin Sanchez.



Exposição: “Poética Relacional”
Abertura: 30 de junho de 2012, das 12h ás 17h
Período expositivo: de 01.07.12 a 28.07.12
Grátis
GALERIA JAQUELINE MARTINS
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, Pinheiros,
tel. (11) 2628-1943. Seg. a sex., 12h /19h;  sáb.12h/17h. www.galeriajaquelinemartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário