Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bruno Munari. Arte, Desenho, Design

Um artista eclético, que dominava com maestria vários suportes para executar sua arte.

Com trabalhos vigorosos e ao mesmo tempo singelos esta exposição nos trás uma ampla visão de toda a técnica desenvolvida por Munari.

As obras gráficas, as gravuras, as pinturas, os móbiles, as esculturas de papel, os objetos do cotidiano e até a série das portas mostram rigor técnico e precisão raras vezes vistos.

Realizada pela parceria da Fundação Bienal de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake.



Attenti a Lupo - Lucio Dalla

Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do Instituto Tomie Ohtake.







INSTITUTO TOMIE OHTAKE
APRESENTA
Bruno Munari. Arte, Desenho, Design
Abertura: 07 de novembro de 2012, às 20h – até 18 de fevereiro de 2013
O Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a 30ª Bienal de São Paulo e com o patrocínio da Tetra Pak, realiza a mostra Bruno Munari. Arte, Desenho, Design. O curador de A Iminência das Poéticas, Luis Pérez-Oramas, também assina a curadoria desta mostra que reúne cerca de 70 trabalhos, em variados suportes e materiais, concebidos por esta figura ímpar da expressão artística do século XX. Segundo Pérez-Oramas, Bruno Munari foi referência para o pensamento curatorial que conduziu a organização da atual edição da Bienal de São Paulo.
Bruno Munari. Arte, Desenho, Design pretende oferecer um panorama da trajetória da arte vital de Bruno Munari, desde suas origens futuristas até suas grandes realizações como designer, sem esquecer suas contribuições às linguagens dos concretos, de tanta relevância para o Brasil, assim como suas experimentações performáticas e suas investigações educativas. Livros, desenhos, colagens, serigrafias, esculturas, objetos, registros de performances, pinturas etc. dão conta deste universo inquietante, rico e diversificado do artista.
Considerado por Giulio Carlo Argan como “expoente de ponta da cultura artística italiana”, Munari, conforme aponta Pérez-Oramas, contribuiu fundamentalmente para a inserção da prática artística e do desenho contemporâneo na lógica da vida cotidiana, na materialidade dos objetos comuns e dentro do registro das linguagens ordinárias. “Nesse sentido, o legado de Munari aparece como uma contribuição crítica ao surgimento das poéticas artísticas contemporâneas, exemplificadas em uma continuidade transformadora da modernidade”, explica o curador.
Segundo Pérez-Oramas, também curador do MoMA (NY), coerentes com a missão das duas instituições conhecidas por seus programas de arte e educação, a Fundação Bienal de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake, a mostra de Munari significa um evento determinante para a curadoria da 30ª Bienal, A Iminência das Poéticas. “A obra do artista e designer italiano representa um legado fundamental para aqueles que compartilham a urgência de articular organicamente os campos da arte, do design e da educação”, completa.
Bruno Munari (1907, Milão - 1998, Milão, Itália) participou na Itália dos movimentos futurista e de arte concreta e trabalhou para empresas como Mondadori, Einaudi, Olivetti e Danese. Entre os prêmios recebeu o Compasso d’Oro da Associazione per il Disegno Industriale (1954 e 1955), medalha de ouro na Triennale di Milano com os “livros ilegíveis”, Prêmio Hans Christian Andersen como melhor autor para a infância (1974), Prêmio Gráfico Fiera di Bologna per l’Infanzia. Dedicou-se intensamente a atividades didáticas. Dentre seus livros mais conhecidos no Brasil estão Design e comunicação visual (Laterza, 1968), Artista e designer (Laterza, 1971) e Das coisas nascem as coisas (Laterza, 1981); Na Noite Escura (Cosac Naify, 2008).
Exposição: Bruno Munari. Arte, Desenho, Design
Abertura para convidados: 07 de novembro de 2012, às 20h
Até 18 de fevereiro de 2013
De terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca
Patrocínio: Tetra Pak
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) - Pinheiros SP
Fone: 11.2245-1900
Informações à Imprensa
Pool de Comunicação – Marcy Junqueira
Martim Pelisson
Fone: 11.3032-1599

Nenhum comentário:

Postar um comentário