Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

quarta-feira, 13 de março de 2013

BUSCA-ME - FOTOGRAFIAS DE BORIS KOSSOY

Apresentando trabalhos de diversos temas e técnicas, como fotos posadas, de lugares e seus detalhes, situações do cotidiano e de paisagens, mostra que o artista ainda é referência na fotografia brasileira.

Pois com seu olhar atento e curioso sempre capta detalhes que escapariam ao observador comum.

Fotos instigantes que nos fazem refletir sobre nossa visão do mundo ao redor. Com uma seleção eclética de trabalhos, nos permite conhecer a produção recente do artista e seus diversos olhares.

Uma única observação a ser feita, não há legendas com informações sobra cada obra, no mais, um belo passeio.



Ronda - Maria Bethania

Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa do evento.








BUSCA-ME
FOTOGRAFIAS DE BORIS KOSSOY
NA GALERIA BERENICE ARVANI

Abertura: 12 de março, às 19h – até 19 de abril de 2013

Busca-me, a nova e inédita série concebida por Boris Kossoy (1941, São Paulo), nome fundamental na história da fotografia brasileira – como autor e pensador –, será apresentada nesta sua primeira individual em galeria. Conforme aponta o curador da exposição Diógenes Moura, as 40 fotografias (peças únicas, sem cópias), “não são apenas imagens, nem em seus signos e em suas representações, mas cada uma contém a vida inteira do fotógrafo”.
Segundo Moura, depois da exposição realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2008, Kossoy recolheu-se como de costume, em casa e em vários países do mundo e está de volta para comprovar que uma fotografia não possui apenas uma face exterior. “E, não sendo exterior, um dos seus manequins poderá inclusive sorrir, ou derramar uma lágrima. A fotografia de Kossoy é precisa: domina o tempo. O espectador sente a presença do fotógrafo invisível querendo sair para encontrar o sol, se aproximar do hidrante vermelho que, como os ETs, estão de volta. Os hidrantes, os ETs ou a natureza onde novamente no meio das folhas encontraremos outra máscara, um grito”, completa o curador.
Em Busca-me, Kossoy evoca seu mundo flutuante, “um roteiro imaginado, entre muitos outros, de situações, prazeres, amores, perfumes e dores que afetaram para sempre seus sentidos. Vemos personagens deste teatro imaginário onde coabitam seres dos dois mundos e imaginamos os espectadores com eles interagindo numa relação secreta e triangular”, explica o fotógrafo. Todo esse universo foi interpretado a partir de paisagens, ruas e praças, o olhar do fotógrafo através das janelas, diante de espelhos, pelo interior de vitrines, nas telas do cinema e da TV e dos aparelhos eletrônicos.
O exigente Boris Kossoy, com seu preciosismo técnico e teórico, extrai, sobretudo, do profundo os fundamentos de sua fotografia. Com isso, vem construindo uma trajetória que o coloca como um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, autor de produção aclamada também internacionalmente. Suas obras fazem parte de importantes coleções permanentes, como do Museum of Modern Art - MoMA (N.Y), George Eastman House (Rochester, N.Y), Smithsonian Institution (Washington, D.C.), Bibliothèque Nationale de Paris, Museu de Arte de São Paulo, entre outras.
Como pensador, Kossoy, recentemente assinou a curadoria da elogiada mostra Um olhar sobre o Brasil. A Fotografia na construção da Imagem da Nação, realizada de 12 de novembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013, no Instituto Tomie Ohtake. Em sua produção intelectual, destacam-se os livros: Viagem pelo Fantástico, Hercule Florence, a Descoberta Isolada da Fotografia no Brasil; Origens e Expansão da Fotografia no Brasil - Século XIX; Fotografia e História; Realidades e Ficções na Trama Fotográfica; Os Tempos da Fotografia: O Efêmero e o Perpétuo.
Kossoy é também professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, foi diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e do IDART - Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo criou dentro da mesma universidade NEIIM - Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Imagem e Memória. É membro do conselho consultivo da Coleção Pirelli-MASP de Fotografia, entre outras instituições culturais.
Galeria Berenice Arvani
Exposição: Boris Kossoy – Busca-me
Abertura: 12 de março, às 19h
Até 19 de abril de 2013
De segunda a sexta, das 10h às 19h30, sábado e domingo, fechado.
Rua Oscar Freire, 540 – Cerqueira César – Fone: 11. 3088-2843
Informações à Imprensa
Pool de Comunicação – Marcy Junqueira
Contatos: Marcy Junqueira e Martim Pelisson Fone: 11. 3032-1599


Um comentário:

  1. Maravilhoso .Imperdivel de ver .
    Parabens Macario boa dica .Margarida

    ResponderExcluir