Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

sábado, 31 de agosto de 2013

Dalí: A Divina Comédia

Essa foi uma das exposições mais esperadas, até porque recebi o "press-release" já há algumas semanas. 

Só há um adjetivo para qualificá-la, magnífica, seja por ser a série completa das gravuras encomendadas, e depois renegadas pelo governo italiano, ver o release abaixo, como também pelo seu excelente estado de preservação.

Com várias figuras do imaginário de Dalí presentes em algumas cenas, percebemos também diferentes soluções buscadas pelo artista para ilustrar uma cena, expondo toda a dramaticidade dos versos da Divina Comédia.

Confesso que nunca a li, apesar de tê-la em mãos por diversas vezes, quem sabe um dia...

Agora, uma série completa de um trabalho desta importância, aqui ao nosso alcance, tem que ser visto.

A gravura mais instigante, que não está abaixo, é Canto XXVII: Um Diabo Lógico, que trás tantos elementos do inconsciente que valeriam um tratado.




Disco Inferno - The Tramps


Abaixo das imagens, o "press-release", fornecidos pela assessoria de imprensa da Caixa Cultural.



 INFERNO - O Avarento e o Pródigo

 PARAÍSO - A Canção dos Espíritos Sábios

 PARAÍSO - A Cruz de Marte

PURGATÓRIO - Visões de Êxtase

 PURGATÓRIO - O Reino dos Penitentes


CAIXA CULTURAL SÃO PAULO MOSTRA A DIVINA COMÉDIA NA VISÃO DE DALÍ

Obras do mestre do surrealismo Salvador Dalí, inspiradas no livro de Dante Alighieri, promovem diálogo entre artes visuais e literatura

A CAIXA Cultural São Paulo inaugura, no dia 31 de agosto, a exposição “Dalí: A Divina Comédia”. A mostra, que ficará em cartaz até 27 de outubro, reúne 100 gravuras do pintor surrealista Salvador Dalí (1904 – 1989), inspiradas em uma das maiores obras da literatura mundial, a Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a mostra já passou pelas Caixas Culturais do Rio de Janeiro, Curitiba e Recife e, depois da capital paulista, segue em dezembro para Salvador.

Dalí criou uma centena de aquarelas, entre 1950 e 1960, para governo italiano, pelas comemorações dos 700 anos do nascimento de Dante. Com a colaboração dos editores Joseph Foret e Jean Estrade, no atelier deste último, foram impressos alguns conjuntos de cem gravuras da obra de Dalí, depois apresentados em Paris, em momentos diferentes, nomeadamente, em 1960, o “Inferno”; em 1962, o “Purgatório” e em 1964, o “Paraíso”.

As gravuras de Dalí percorrem a viagem imaginária de Dante, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois, regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório para, guiado pela sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.

As cem imagens que ilustram, um a um, os cantos do poema épico de Dante são provenientes de uma coleção privada da Espanha. Este acervo de gravuras pretende conduzir o público a uma viagem do inferno ao paraíso na visão desse grande artista universal catalão.

Salvador Dalí:
Nascido na Espanha, na cidade de Figueres, região da Catalunha, em 11 de maio de 1904, o pintor Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech é considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Admirador da arte renascentista, Dalí criou um estilo pessoal, reconhecido por sua imaginação excêntrica. Falecido em 23 de janeiro de 1989, produziu cerca de 1.500 pinturas durante sua carreira; inúmeras ilustrações para livros; litografias; desenhos de conjunto; fantasias e um número considerável de desenhos, esculturas e projetos paralelos, para fotografia e cinema.

Serviço:
Exposição - Dalí: A Divina Comédia
Abertura para convidados e imprensa: 31 de agosto de 2013 (sábado), às 11h
Visitação: de 31 de agosto a 27 de outubro de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Entrada franca
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

07 AGO 2013
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural São Paulo (SP)
(11) 3549-5961/5962/5963

Um comentário:

  1. SENSACIONAL!!!! Foi bom demais ver a genialidade do Dali em outras obras que não as de sempre. Nunca mais vou esquecer!

    ResponderExcluir