Visualização de vídeos

Os vídeos e músicas postados neste espaço podem não ser visualizados em versões mais recentes do Internet Explorer, sugiro a utilização do Google Crome, mais leve e rápido, podendo ser baixado aqui.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Kimi Nii – Nas nuvens

Conheci a artista quando do lançamento do livro com fotos de seus trabalhos no Instituto Tomie Ohtake em fevereiro de 2012. Foi aí que comecei a prestar atenção em notícias e fotos sobre suas criações, pois elas me deixaram encantado.

Sejam nas curvas suaves, bem como nos cortes impossíveis do barro nos trazem uma beleza e plasticidade empolgantes pois ficamos imaginando sua maestria no trato com a matéria prima, cuja ductilidade se faz complexa em seu manuseio.

Uma linda exposição com uma boa montagem, cujo ponto alto é a iluminação, realçando o que interessa, que são as peças apresentadas.

A Caixa Cultural é sempre um belo passeio, pois nos oferece várias excelentes mostras simultaneamente. 


Serenade - Hermeto Pascoal / Sadao Watanabe


Abaixo das imagens, o "press-release" fornecidos pela assessoria de imprensa do evento.









ARTE EM CERÂMICA DE KIMI NII GANHA EXPOSIÇÃO
NA CAIXA CULTURAL SÃO PAULO

Com entrada gratuita, Mostra “Kimi Nii – Nas nuvens” será inaugurada no dia 02 de agosto
com novos trabalhos e destaques da trajetória da artista desde a década de 1980

Uma das mais prestigiadas escultoras em cerâmica da atualidade, a artista plástica e designer japonesa Kimi Nii terá uma exposição de sua obra na Caixa Cultural São Paulo, que será aberta ao público no dia 2 de agosto e permanecerá em cartaz até o dia 5 de outubro deste ano. Com entrada gratuita, a mostra, intitulada “Kimi Nii – Nas nuvens”, inclui novos trabalhos e alguns destaques da produção da artista desde a década de 1980. A exposição é realizada pela Art Unlimited, com curadoria de Pieter Tjabbes  e textos de Antonio Gonçalves Filho.
 
Nascida em Hiroshima, no Japão, Kimi Nii tem mãe brasileira descendente de japoneses e pai japonês. Veio morar no Brasil aos nove anos de idade e, talvez por suas raízes culturais, tem na impecabilidade das formas de suas peças uma de suas marcas registradas. A perfeição oriental ao amassar o barro, no entanto, também dá lugar ao inesperado, que aparece na conclusão de seu processo criativo, quando ela abre os fornos de alta temperatura, como se estivesse aí um traço de sua alma brasileira.

Unindo o domínio técnico com as nuances da surpresa no resultado final de suas esculturas, as peças em cerâmica de Kimi Nii têm extrema simplicidade nas formas, que desafiam o espaço em uma surpreendente diversidade de encaixes que permitem a sua expansão ou sobreposição, de forma vertical ou como se as esculturas fossem formadas por camadas. Ao invés da artista objetivar a forma, como fez ao longo de quase toda a sua vida, agora ela é resultado da vivência de um processo que vai além da modelagem, mas resulta também de diferentes condições dos fornos em que as peças são produzidas.

Os novos trabalhos da artista colocados na exposição incluem duas instalações, uma vertical, batizada “Nas nuvens”, composta de conjuntos de tufos estilizados, com formas arredondadas, dispostas em uma parede; e outra horizontal, onde Kimi Nii retoma um tema que já esteve presente em seu trabalho, com formas inspiradas em montanhas e vulcões, seguindo soluções mais geométricas. Ao contrário do que é marcante em quase todo o trabalho da artista, o formato das peças pode não ser exatamente a materialização daquilo que foi projetado.

Segundo a escultora, as duas instalações apresentam conjuntos de objetos mais orgânicos, figurativos, que não são resultados apenas do que ela planejou, mas também do efêmero.

A exposição de trabalhos que se configuram nos destaques de sua trajetória, por sua vez, é dividida em quatro módulos. Um deles é composto pelos Donguri, esculturas em formatos de avelãs estilizadas. Há também os Módulos Quadrados, que preenchem mosaicos em painéis fechados. E ainda peças que podem ser consideradas as precursoras da instalação “Nas nuvens”, chamadas Variações de Montanhas, esculpidas com a faceta geométrica que permeia toda a produção de Kimi Nii, característica também presente nos Objetos Geométricos, que completam a mostra.

Nos dias 16 (sábado, às 10 horas) e 30 (sábado, às 15 horas) de agosto serão realizadas na Caixa Cultural São Paulo visitas guiadas com o curador da mostra, Pieter Tjabbes, e a artista. 

Informações para a Imprensa – Art Unlimited
Tels. (11) 3097-9462 e 3031-0670
Site mini

Serviço:
Exposição: “Kimi Nii – Nas nuvens”
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, Centro)
Abertura: 2 de agosto de 2014 (sábado) às 11h
Período de Visitação: De 2 de agosto a 5 de outubro de 2014 (Terça-feira a Domingo)
Horário: Das 9h às 19h
Visitas Guiadas:  com o curador da mostra, Pieter Tjabbes – 16 de agosto – sábado - às 10h e 30 de agosto – sábado – às 15 horas.
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Realização:  Art Unlimited
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural São Paulo (SP)
(11) 3549-6000
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA


Nenhum comentário:

Postar um comentário